quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O Romance da Raposa

Numa das aulas que tivémos, assistimos a um programa infantil designado "O Romance da Raposa", com o objectivo de analisá-lo com base nas caraterísticas linguísticas e gráficas adequadas às crianças. Neste sentido, a professora sugeriu a realização de um exercício em pequenos grupos, em que cada grupo teria de analisar um aspecto carterístico de uma história. O nosso grupo, ficou dividido, então cada uma ficou com um aspecto diferente, o narrador e o tempo e o espaço. Para cada uma destes aspectos era necessário criar actividades orais, escritas e, se possível, de expressão.

Narrador (identificação, função, relação com a história/as personagens, ...)

Actividades Orais

  • Contar a história do ponto de vista de uma personagem.

  • Peça de teatro com destaque para o narrador, que não existe no filme.


Actividades Escritas

  • Contar a história do ponto de vista de uma ou várias personagens - sendo uma delas mentirosa (com computador).

  • Contar a história com photostory com presença de narrador.



Tempo e Espaço (descrição dos espaços, marcas de tempo, ...)


Actividades Orais

  • Representação em grupo através da palavra e da mímica, dos diferentes espaços onde se desenrola a história. A turma tem de adivinhar os espaços.

  • Cartões com elementos do espaço e do tempo. Os grupos têm de ordenar os cartões e recontar a história ou descrever os espaços/tempo.


Actividades Escritas

  • Procurar imagens na internet e construir os cenários da história, legendados, no Photostory.

  • Fazer uma pesquisa sobre as estações do ano em fontes diversas (livros, internet, revistas) e escrever um texto ilustrado em grupo, com recurso às TIC.

Actividade de Expressão

  • Escolher um dos locais da história e desenhá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário