domingo, 27 de dezembro de 2009

Jogos do JClic

O JClic é uma ferramenta de uso gratuito, desenvolvida numa plataforma Java, que permite construir actividades lúdicas e didácticas com o auxílio da multimédia.
O professor ou o aluno podem criar as suas actividades baseando-se em pré-formatos como quebra-cabeças, jogos de memória, puzzles, associações, crucigramas, sopa de letras, exercícios com texto e outros, inserindo o seu próprio conteúdo, quer seja este, imagem ou som.
É possível estabelecer uma sequência de actividades, configurando a ordem, o tempo, a contagem de erros e a gerar um relatório.
Deste modo, existem duas actividades distintas no programa JClic, que são elas, a construção de tarefas e a utilização das mesmas.
É importante que as crianças sejam autoras das suas próprias actividades e que partilhem estas entre si, pois quando um aluno constrói uma actividade sobre um determinado tema, à partida já deve possuir algum conhecimento acerca do mesmo, ou seja, a criação destas actividades permite que as crianças aprendam com elas.
Para elaborar uma actividade, o aluno deve pesquisar, planear, encontrar o material apropriado para a realização do mesmo, elaborar a actividade e executar o seu plano. Esses passos são importantes e fundamentais para que se possa estabelecer novas aprendizagens e adquirir novas competências, nomeadamente, ao nível das novas tecnologias.
As actividades a seguir propostas, foramrealizadas pelo grupo e destinadas a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, ou seja, foram actividades construídas para o 1º Ciclo do Ensino Básico, mais propriamente, para a área curricular disciplinar, Língua Portuguesa, mas focando também as áreas da Matemática, como é o caso da actividade simples e do Estudo do Meio, na actividade de memória.
Com estas actividades pretendemos abordar a questão das associações, dos opostos, da construção frásica e da escrita. Para que isto fosse possível, construímos uma sequência de 6 jogos, iniciando no mais fácil e terminando no mais complexo. Esta sequência inicia-se com o jogo da actividade simples, em que as crianças têm de associar o numeral que se encontra numa coluna ao número escrito por extenso na outra coluna. A segunda actividade designa-se por actividade de memória e tem como objectivo encontrar o animal igual. A terceira actividade consiste em ligar uma imagem de uma coluna ao seu oposto que se encontra na outra coluna e tem como nome associação simples - antónimos. A quarta actividade é um jogo de memória com cores e a criação tem que encontrar o fruto correspondente. A quinta actividade designa-se por ordenar frases. Nesta tarefa as frases estão escritas de forma incorrecta e cabe às crianças ordená-las para que a construção frásica fique correcta. Finalmente, na sexta e última actividade, cruzadas sinónimos, as crianças têm de escrever a palavra que corresponde à descrição que é feita lateralmente.
De modo a que as crianças compreendam melhor o que lhes é pedido, decidimos colocar uma mensagem na parte inferior do jogo, para explicar no que consiste e o que se pretende com o jogo em questão.
No nosso entender, estas actividades são muito úteis para que as crianças tenham acesso às novas tecnologias e a uma aprendizagem mais dinâmica e eficaz. Todavia, consideramos que algumas das actividades contêm algumas limitações, nomeadamente, na actividade das palavras cruzadas, pois quando se está a escrever uma palavra na vertical, o cursor assume os espaços horizontalmente e não verticalmente, como seria esperado.
Poderás aceder aos jogos aqui.

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