Ao longo da unidade curricular foram realizadas cinco actividades direccionadas para o contexto pré-escolar e três actividades elaboradas para o 1º ciclo do ensino básico. Estas actividades foram realizadas com o intuito de observar, durante o nosso estágio de prática pedagógica, o grupo de crianças e reflectir se seria possível aplicar as actividades por nós pensadas, nesses contextos.
Apenas uma de nós conseguiu observar crianças em idade de pré-escolar, embora ambas tenhamos permanecido na mesma instituição, “O Cogumelo”. Todavia, conseguimos reflectir sobre as actividades do 1º ciclo, embora novamente só uma de nós tenha consigo verificar o 2º ano de escolaridade, ano em que duas das nossas propostas actividades se destinavam.
No que diz respeito às actividades do pré-escolar foi possível constatar que o grupo em questão seria capaz de realizar com êxito todas as actividades planeadas, pois este grupo tinha já adquirido as competências necessárias para desenvolver estas actividades.
Relativamente ao 1º ciclo, estivemos na EB1/JI do Fogueteiro, com uma turma de 2º ano e na EB1/JI da Azeda, com uma turma de 3º ano de escolaridade. Na primeira, foi possível observar que apenas duas das actividades seriam realizadas com êxito. Deste modo, a actividade das adivinhas, provavelmente teria de ser adaptada para se conseguir implementar naquele grupo, visto que a maior parte dos alunos revelava ter bastantes dificuldades no que diz respeito a resolver problemas que exigem um raciocínio mais elaborado. As restantes actividades poderiam ser implementadas sem qualquer alteração no seu conteúdo, pois apesar de ser uma turma com dificuldades, revelavam ter algumas competências ao nível da escrita e da consciência fonológica. Tendo em conta que na segunda escola só foi possível contactar com um grupo de alunos pertencentes ao 3º ano de escolaridade, é de referir que apenas uma das actividades se destinava a este grupo, pois as duas restantes destinavam-se a crianças do 1º ou 2º ano. Assim sendo, esta actividade diz respeito às adivinhas e este grupo não teria qualquer dificuldade em realizá-la, pois tratava-se de um grupo muito empenhado e autónomo, que não apresentava muitas dificuldades em resolver o que lhes era pedido, e tendo em conta as actividades observadas nessa semana foi possível perceber que estes alunos já tinham adquirido competências para realizar uma actividade desta envergadura.