sábado, 2 de janeiro de 2010

Programa Televisivo Infantil

Embora seja uma catividade mais passiva do que interactiva, os programas televisivos direccionados para as crianças são muito importantes e vantajosos, pois além de divertir as crianças, permite que estas se desenvolvam a nível cognitivo e tenham uma visão do mundo, provocando-lhes, simultaneamente, alguma curiosidade. Estes programas podem ensinar às crianças algumas regras e transmitir-lhes algumas noções sobre higiene pessoal ou o modo de vestir, por exemplo.

Todavia, nem todos os programas são os mais aconselhados para as crianças, sendo por isso necessário ter algum cuidado na selecção dos mesmos. Tal como outros meios, a televisão pode auxiliar a criança a integrar-se no mundo, mas cabe aos pais e aos educadores ajudar a descodificar muitas das coisas que as crianças visualizam mas não compreendem.


Um dos programas visualizados por nós, grupo, foi transmitido pelo canal infantil Panda e designa-se por "Docinho de Morango". O outro foi transmitido pelo canal da RTP2, durante as horas de sessão infantil e tem por nome "A Ilha das Cores".



Programa: Docinho de Morango


Tema: Dias de Fantasia

  • A apresentação do desenho animado é muito chamativa, pois possui muita cor, música e ainda, algumas palavras.

  • A história começa com a docinho de morango (personagem principal) a dizer que é muito engraçado encarnar noutras personagens. Ela pega no seu albúm de memórias e conta o que aconteceu num certo dia.



Uma vez, a Docinho de Morango decidiu ir fazer um piquenique com as suas amigas, pois estava um dia muito bonito. Entretanto, começou a chover e tiveram de mudar de planos. Foram todas para a casa da Docinho de Morango para se resguardarem. Como queriam ir para casa de outra amiga e estava a chover muito, a Docinho emprestou algumas gabardinas às suas amigas e vestiu uma que era velhinha, mas era a que mais gostava. Todas as suas amigas se riram da gabardina, mas a Docinho não ligou, porque achava-a engraçada. As amigas da Docinho encontraram também muitos livros na sua casa e perceberam que ela gostava muito de ler. Foi nessa altura que a Docinho de Morango explicou que os livros são muito importantes, pois através deles podemos ser quem quisermos e viajar até onde quisermos. Podemos ser o Cavalo de Tróia, a Rapunzel, o Hansel e Gretel e até a Cinderela.

É neste momento que decidem encarnar na história da Cinderela. Cada uma escolhe uma personagem e chamam um amigo para fazer de príncipe. Fazem os cenários e convidam alguns amigos animais para assistirem.

As personagens nesta história passaram a chamar-se Moranguela, Madrasta pouco má, Irmãs pouco más, Fada Madrinha, Príncipe e Rei.

Tal como aconteceu na Cinderela, a Moranguela vai ao baile, mas tem de voltar às 8h da noite, porque à meia-noite já tem de estar a dormir.

Quando o príncipe aparece em casa da Moranguela com o sapato e vê que este lhe pertence, ela diz que não quer ir com ele porque é feia, mas o príncipe diz-lhe que não é a beleza exterior que conta, pois a beleza interior é mais bonita. O coração é que revela o que uma pessoa é na realidade e não é o aspecto, nem a roupa que se usa, que faz sermos mais ou menos bonitos.

É com o final desta história, que todas as amigas da Docinho de Morango percebem que a gabardina que esta trazia não era assim tão feia e, compreenderam que não é o aspecto exterior que conta.


  • Ao longo da história são cantadas algumas músicas sobre a parte em as personagens se encontram. Surge uma música na parte em que a Moranguela fala do baile, mas que pode ir com as roupas que tem e na parte em que o príncipe diz que a beleza interior é a mais bela de todas as belezas.
  • Nestes desenhos, as imagens possuem muita a cor rosa e apresentam muitos morangos.
  • A linguagem utilizada é simples, com palavras do quotidiano das crianças.


A importância destes desenhos animados para as crianças:


Conclusões


  • Surge muito o conceito de partilha e de amizade.

  • Frisa-se a questão de resolução de problemas, quando iam fazer um piquenique e tiveram de mudar que planos.

  • Faz-se referência à importância e utilidade do livro.

  • Num dos momentos da história, as crianças podem perceber que não devemos ser maus uns para os outros, pois quando a Docinho de Morango estava a fazer o teatro com as amigas, três delas disseram que seriam a madrasta pouco má e as irmãs pouco más, porque não queriam fazer sofrer a Moranguela, na sua história.

  • Faz-se referência a regras que todas as crianças devem cumprir, nomeadamente, no que diz respeito às horas de sono. "A Moranguela vai ao baile, mas tem que voltar às 8h, porque à meia-noite já tem de estar a dormir."

  • As crianças podem perceber que a beleza interior é muito mais importante que a beleza exterior, ou seja, que o seu coração e a sua bondade vale mais que muitas roupas bonitas e mais que muitos bens materiais.

  • Estes desenhos permitem que as crianças contactem também com a música, além da imagem e, por vezes, da escrita.

  • Como a linguagem utilizada é facilmente compreensível pelas crianças, faz com que estas se apeguem ao que estão a ver e consigam realizar algumas aprendizagens.


Programa: A Ilha das Cores


Tema: O Mar

  • A apresentação do programa é feita através de uma música, em que esta chama a atenção para o que se pode encontrar na Ilha das Cores. Chama também a atenção para as cores e as animações que decorrem ao longo da música.

  • A história começa com o Jeremias, a Luísa e a Cantilena (o pássaro) num barco, em que a Luísa começa por dizer que adora o mar, enquanto pesca.

O Jeremias e a Luísa explicam à Cantilena que todos os animais são diferentes, mas que todos vêm do mar, até mesmo os pássaros, como a Cantilena. O Jeremias explica como é que os pássaros vieram do mar, através da evolução dos animais.

Mais tarde, todos voltam para casa, sendo que na casa da Luísa aparece o Manuel e este leva flores para a dona da casa. Começam por falar de como tem corrido a vida do Manuel e depois começam a conversar sobre o mar, em que a Luísa diz que com o mar não se brinca. A Cantilena quando estava a ouvir a conversa do Manuel e da Luísa desequilibra-se e cai. É então que a Luísa diz que existem perigo em todo o lado. Depois de o Manuel se ir embora, a dona da casa canta uma canção e a Cantilena deixa-se dormir.

Em paralelo com esta pequena história aparecem desenhos animados diferentes e momentos de informação distintos. Nos primeiros desenhos animados, o João, o Tomás e o cão estavam a jogar à bola e o João caiu e magoou-se. O Tomás foi chamar a mãe e esta chamou o 112, mas o filho não sabia o que era o 112 e a sua mãe explicou-lhe que era a maneira mais rápida de levar o João para o hospital.

No segundo desenho animado apareceu um bicho que queria fazer a sopa do 11, utilizando diversos ingredientes com quandidade 11, ou seja, 11 disto, 11 daquilo, etc.

O terceiro desenho animado teve como nome "As Aventuras dos 7 Mares", em que um marinehiro falava sobre os vários barcos utilizados ao longo da evolução náutica, comelando pela caravela e terminando no cruzeiro. Á medida que o marinheiro vai enumerando os barcos, aparece uma imagem que corresponde a esse mesmo barco. No final deste desenho, o marinheiro canta uma pequena música que explica a vida de marinheiro.

No quarto e último desenho animado aparece uma menina que fala em inglês, repetindo diversas vezes pai e mãe nessa mesma língua. Cada vez que a menina diz "dad" (pai), aponta para o pai e cada vez que diz "mom" (mãe), aponta para a mãe.

No primeiro momento de informação, o pai explica ao filho como é constituído o sistema planetário, que é observado através de um telescópio, enunciando os diversos nomes dos planetas que o constituem e dizendo que o que se pode ver melhor do planeta Terra são os planetas Vénus e Saturno.

No segundo e último momento de informação, voltam a falar do tema central deste episódio, o mar, dizendo que no mar vivem peixes pequenos e grandes em grandes quantidades. Fazem também uma pequena explicação sobre a pesca e o seu ciclo, ou seja, a pesca começa pela apanha do peixe, passando por diversos pontos, até chegar às mesas das pessoas.

Para além destes dois tipos de paralelismos, a Ilha das Cores possui também uma oficina de trabalhos manuais designada "Mãos à Obra". Neste pequeno espaço ocorre a explicitação de trabalhos manuais fáceis de se executar, sendo que neste episódio explicaram como fazer um nariz de uma animal, com materiais que se encontram em qualquer lugar e que são fáceis de manusear.

Para concluir este episódio da Ilha das Cores, a Luísa canta uma última canção relacionada com o mar.



  • À semelhança do Docinho de Morango, também ao longo deste programa existem muitas músicas cantadas, sendo que neste caso, destina-se à explicitação das pequenas histórias que vão aparecendo.

  • As imagens mostradas apresentam muitas cores diferentes, mas por outro lado, os cenários apresentados são muito pouco realistas, podendo apenas encontrar alguns adereços reais, tendo em conta que a maioria das personagens principais, a Luísa, o Jeremias e o Manuel são humanos. Apenas a cantilena não é humana.

  • Também à semelhança do primeiro programa, este apresenta uma linguagem simples, com um vocabulário característico da linguagem corrente das crianças. Existem apenas algumas palavras que os pequenos podem não compreender, porém, logo a seguir, as personagens passam à explicação do significado dessas palavras.


A importância destes desenhos animados para as crianças:


Conclusões

  • Um dos aspectos que mais frisam são as rimas, utilizando bastantes, em diversas ocasiões.

  • É também utilizado o provérbio ou o ditado popular.

  • Faz-se referência a alguns acontecimentos científicos, nomeadamente, a evolução dos animais e a relação que a lua tem com as marés, o que se torna interessante na aquisição de novas aprendizagens.

  • Refere-se também a importância de não pescar peixes pequenos.

  • Presta-se especial atenção à pontuação que se deve fazer quando se escreve um texto.

  • As personagens falam pausadamente, tendo em conta a exclamação e a dicção das diversas palavras, principalmente se estas forem difíceis de se dizer.

  • Faz-se também referência aos números, sendo que em cada episódio se centra num número diferente.

  • A partir destes elementos todos as crianças poderão adquirir ou desenvolver competências inerentes a várias àreas disciplinares, que de uma forma não lúdica, seria muito pouco interessante de se aprender.
  • Existe um pequeno contacto com uma língua estrangeira, nomeadamente, o inglês.

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