Um dos programas visualizados por nós, grupo, foi transmitido pelo canal infantil Panda e designa-se por "Docinho de Morango". O outro foi transmitido pelo canal da RTP2, durante as horas de sessão infantil e tem por nome "A Ilha das Cores".
- A apresentação do desenho animado é muito chamativa, pois possui muita cor, música e ainda, algumas palavras.
- A história começa com a docinho de morango (personagem principal) a dizer que é muito engraçado encarnar noutras personagens. Ela pega no seu albúm de memórias e conta o que aconteceu num certo dia.
Uma vez, a Docinho de Morango decidiu ir fazer um piquenique com as suas amigas, pois estava um dia muito bonito. Entretanto, começou a chover e tiveram de mudar de planos. Foram todas para a casa da Docinho de Morango para se resguardarem. Como queriam ir para casa de outra amiga e estava a chover muito, a Docinho emprestou algumas gabardinas às suas amigas e vestiu uma que era velhinha, mas era a que mais gostava. Todas as suas amigas se riram da gabardina, mas a Docinho não ligou, porque achava-a engraçada. As amigas da Docinho encontraram também muitos livros na sua casa e perceberam que ela gostava muito de ler. Foi nessa altura que a Docinho de Morango explicou que os livros são muito importantes, pois através deles podemos ser quem quisermos e viajar até onde quisermos. Podemos ser o Cavalo de Tróia, a Rapunzel, o Hansel e Gretel e até a Cinderela.
É neste momento que decidem encarnar na história da Cinderela. Cada uma escolhe uma personagem e chamam um amigo para fazer de príncipe. Fazem os cenários e convidam alguns amigos animais para assistirem.
As personagens nesta história passaram a chamar-se Moranguela, Madrasta pouco má, Irmãs pouco más, Fada Madrinha, Príncipe e Rei.
Tal como aconteceu na Cinderela, a Moranguela vai ao baile, mas tem de voltar às 8h da noite, porque à meia-noite já tem de estar a dormir.
Quando o príncipe aparece em casa da Moranguela com o sapato e vê que este lhe pertence, ela diz que não quer ir com ele porque é feia, mas o príncipe diz-lhe que não é a beleza exterior que conta, pois a beleza interior é mais bonita. O coração é que revela o que uma pessoa é na realidade e não é o aspecto, nem a roupa que se usa, que faz sermos mais ou menos bonitos.
É com o final desta história, que todas as amigas da Docinho de Morango percebem que a gabardina que esta trazia não era assim tão feia e, compreenderam que não é o aspecto exterior que conta.
- Ao longo da história são cantadas algumas músicas sobre a parte em as personagens se encontram. Surge uma música na parte em que a Moranguela fala do baile, mas que pode ir com as roupas que tem e na parte em que o príncipe diz que a beleza interior é a mais bela de todas as belezas.
- Nestes desenhos, as imagens possuem muita a cor rosa e apresentam muitos morangos.
- A linguagem utilizada é simples, com palavras do quotidiano das crianças.
A importância destes desenhos animados para as crianças:
Conclusões
- Surge muito o conceito de partilha e de amizade.
- Frisa-se a questão de resolução de problemas, quando iam fazer um piquenique e tiveram de mudar que planos.
- Faz-se referência à importância e utilidade do livro.
- Num dos momentos da história, as crianças podem perceber que não devemos ser maus uns para os outros, pois quando a Docinho de Morango estava a fazer o teatro com as amigas, três delas disseram que seriam a madrasta pouco má e as irmãs pouco más, porque não queriam fazer sofrer a Moranguela, na sua história.
- Faz-se referência a regras que todas as crianças devem cumprir, nomeadamente, no que diz respeito às horas de sono. "A Moranguela vai ao baile, mas tem que voltar às 8h, porque à meia-noite já tem de estar a dormir."
- As crianças podem perceber que a beleza interior é muito mais importante que a beleza exterior, ou seja, que o seu coração e a sua bondade vale mais que muitas roupas bonitas e mais que muitos bens materiais.
- Estes desenhos permitem que as crianças contactem também com a música, além da imagem e, por vezes, da escrita.
- Como a linguagem utilizada é facilmente compreensível pelas crianças, faz com que estas se apeguem ao que estão a ver e consigam realizar algumas aprendizagens.
Programa: A Ilha das Cores
Tema: O Mar
- A história começa com o Jeremias, a Luísa e a Cantilena (o pássaro) num barco, em que a Luísa começa por dizer que adora o mar, enquanto pesca.
O Jeremias e a Luísa explicam à Cantilena que todos os animais são diferentes, mas que todos vêm do mar, até mesmo os pássaros, como a Cantilena. O Jeremias explica como é que os pássaros vieram do mar, através da evolução dos animais.
Mais tarde, todos voltam para casa, sendo que na casa da Luísa aparece o Manuel e este leva flores para a dona da casa. Começam por falar de como tem corrido a vida do Manuel e depois começam a conversar sobre o mar, em que a Luísa diz que com o mar não se brinca. A Cantilena quando estava a ouvir a conversa do Manuel e da Luísa desequilibra-se e cai. É então que a Luísa diz que existem perigo em todo o lado. Depois de o Manuel se ir embora, a dona da casa canta uma canção e a Cantilena deixa-se dormir.
Em paralelo com esta pequena história aparecem desenhos animados diferentes e momentos de informação distintos. Nos primeiros desenhos animados, o João, o Tomás e o cão estavam a jogar à bola e o João caiu e magoou-se. O Tomás foi chamar a mãe e esta chamou o 112, mas o filho não sabia o que era o 112 e a sua mãe explicou-lhe que era a maneira mais rápida de levar o João para o hospital.
No segundo desenho animado apareceu um bicho que queria fazer a sopa do 11, utilizando diversos ingredientes com quandidade 11, ou seja, 11 disto, 11 daquilo, etc.
O terceiro desenho animado teve como nome "As Aventuras dos 7 Mares", em que um marinehiro falava sobre os vários barcos utilizados ao longo da evolução náutica, comelando pela caravela e terminando no cruzeiro. Á medida que o marinheiro vai enumerando os barcos, aparece uma imagem que corresponde a esse mesmo barco. No final deste desenho, o marinheiro canta uma pequena música que explica a vida de marinheiro.
No quarto e último desenho animado aparece uma menina que fala em inglês, repetindo diversas vezes pai e mãe nessa mesma língua. Cada vez que a menina diz "dad" (pai), aponta para o pai e cada vez que diz "mom" (mãe), aponta para a mãe.
No primeiro momento de informação, o pai explica ao filho como é constituído o sistema planetário, que é observado através de um telescópio, enunciando os diversos nomes dos planetas que o constituem e dizendo que o que se pode ver melhor do planeta Terra são os planetas Vénus e Saturno.
No segundo e último momento de informação, voltam a falar do tema central deste episódio, o mar, dizendo que no mar vivem peixes pequenos e grandes em grandes quantidades. Fazem também uma pequena explicação sobre a pesca e o seu ciclo, ou seja, a pesca começa pela apanha do peixe, passando por diversos pontos, até chegar às mesas das pessoas.
Para além destes dois tipos de paralelismos, a Ilha das Cores possui também uma oficina de trabalhos manuais designada "Mãos à Obra". Neste pequeno espaço ocorre a explicitação de trabalhos manuais fáceis de se executar, sendo que neste episódio explicaram como fazer um nariz de uma animal, com materiais que se encontram em qualquer lugar e que são fáceis de manusear.
Para concluir este episódio da Ilha das Cores, a Luísa canta uma última canção relacionada com o mar.
- À semelhança do Docinho de Morango, também ao longo deste programa existem muitas músicas cantadas, sendo que neste caso, destina-se à explicitação das pequenas histórias que vão aparecendo.
- As imagens mostradas apresentam muitas cores diferentes, mas por outro lado, os cenários apresentados são muito pouco realistas, podendo apenas encontrar alguns adereços reais, tendo em conta que a maioria das personagens principais, a Luísa, o Jeremias e o Manuel são humanos. Apenas a cantilena não é humana.
- Também à semelhança do primeiro programa, este apresenta uma linguagem simples, com um vocabulário característico da linguagem corrente das crianças. Existem apenas algumas palavras que os pequenos podem não compreender, porém, logo a seguir, as personagens passam à explicação do significado dessas palavras.
A importância destes desenhos animados para as crianças:
Conclusões
- Um dos aspectos que mais frisam são as rimas, utilizando bastantes, em diversas ocasiões.
- É também utilizado o provérbio ou o ditado popular.
- Faz-se referência a alguns acontecimentos científicos, nomeadamente, a evolução dos animais e a relação que a lua tem com as marés, o que se torna interessante na aquisição de novas aprendizagens.
- Refere-se também a importância de não pescar peixes pequenos.
- Presta-se especial atenção à pontuação que se deve fazer quando se escreve um texto.
- As personagens falam pausadamente, tendo em conta a exclamação e a dicção das diversas palavras, principalmente se estas forem difíceis de se dizer.
- Faz-se também referência aos números, sendo que em cada episódio se centra num número diferente.
- A partir destes elementos todos as crianças poderão adquirir ou desenvolver competências inerentes a várias àreas disciplinares, que de uma forma não lúdica, seria muito pouco interessante de se aprender.
- Existe um pequeno contacto com uma língua estrangeira, nomeadamente, o inglês.
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