Introdução à Didáctica do Português

A Unidade Curricular Introdução à Didáctica do Português, leccionada pela docente Fernanda Botelho, no segundo semestre do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica, foi fundamental para continuar a abordar temas e conteúdos já trabalhados noutras Unidades Curriculares da mesma área e permitiu-nos iniciar outros temas que ainda não tinham sido desenvolvidos.

Deste modo, podemos voltar a falar de temas como a linguagem e a aprendizagem, nomeadamente, das propriedades da linguagem e uso da língua, da comunicação linguística e contextos de diversidade linguística e cultural, além de termos voltado a abordar as questões relativas à compreensão e expressão oral e à consciência fonológica.


Foi-nos possível abordar temas e conteúdos novos, fulcrais para o nosso futuro profissional e estes incidiam, entre outros, na questão das Didácticas das Línguas e na questão do domínio escrito, especialmente na leitura e na escrita.
Além de todos estes conhecimentos que nos foram transmitidos, tivemos ainda a possibilidade de realizar actividades relativas às temáticas abordadas.
Ao longo deste blog encontram-se alguns trabalhos realizados para esta Unidade Curricular, nomeadamente, a síntese do primeiro módulo e todas as actividades idealizadas para serem aplicadas em contexto de Jardim-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico e ainda, a bibliografia que o par utilizando no decorrer desta UC.



Síntese do Módulo I

De modo a reter de forma organizada os conteúdos transmitidos no primeiro módulo desta Unidade Curricular, relativo à Didáctica das Línguas, foi proposto pela docente uma síntese contendo os conteúdos mais significativos do mesmo.
Portanto, nesta síntese é feita uma referência ao tema da linguagem e aprendizagem, mais propriamente, às propriedades da linguagem e uso da língua; é referida a importância da Didáctica das Línguas, nomeadamente, da Didáctica do Português e, finalmente, é feita uma pequena abordagem à questão da comunicação linguística e dos contextos de diversidade linguística e cultural. Para completar esta síntese, considerámos que deveríamos colocar também um pouco da primeira parte do segundo módulo relativo ao conhecimento da Língua Portuguesa, ou seja, à parte do domínio oral, visto que esta era, em nosso entender, indispensável no seguimento do que tínhamos estado a estudar, devendo por isso estar presente. Assim sendo, no final desta síntese é feita uma pequena referência ao desenvolvimento da consciência fonológica, bem como ao desenvolvimento da linguagem oral.




Ortografia

O sistema ortográfico português apresenta algumas fontes de complexidade, tais como, os grafemas que são constituídos por duas letras, mas que representa apenas um som; os grafemas que não se lêem, tendo som mudo; ou até os acentos, os sinais auxiliares de escrita. Estas componentes tornam-se, inevitavelmente, numa dificuldade quando uma pessoa começa a aprender a escrever. Por este motivo, os novos aprendizes da escrita têm por costume apresentar alguns erros ortográficos.
Outro dos motivos pelo qual os erros ortográficos são frequentes prende-se com o facto de a oralidade ser ainda muito diferente da escrita e, deste modo, as crianças tendem a escrever as palavras como as ouvem ou Assim, no sentido de reduzir estes mesmos erros, são elaborados dicionários, prontoários e outros tipos de documentos, que se encontram à disposição de todos aqueles qie se interessam, minimamente, por melhorar a sua escrita.


Actividade



Actividades de Escrita

As crianças em idade pré-escolar, isto é, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos também conseguem escrever, mas a sua escrita difere da escrita de um adulto, pois enquanto que um adulto escreve uma palavra com as letras todas que compõem essa palavra, as crianças apenas escrever as letras que associam ao som da palavra, sendo assim que elas lêem as mesmas, associando-a ao som.
As crianças quando escrevem fazem-no através de desenhos por elas elaborados, por este motivo, muitas das vezes a escrita infantil tende a confundir-se com o desenho, pois em algumas situações os dois apresentam-se em simultâneo.





1. "Que letra é?" PRÉ

A actividade em questão permite que as crianças fiquem a conhecer o alfabeto completo, proporcionando um primeiro contacto com a escrita.
Através desta actividade, as crianças poderão também identificar o respectivo nome de cada letra e conhecer novos animais, pois numa segunda fase da actividade, as acrianças terão de associar as letras do alfabeto a nomes de animais.
Como é um primeiro contacto com a escrita, esta actividade deve ser inserida no contexto pré-escolar, pois é com estas idades que as crianças começam a ser preparadas para a entrada na escola.


2. "Representa a história" PRÉ

Esta actividade é importante para proporcionar uma oportunidade para as crianças começarem a escrever letras e para começarem a construir palavras que só elas compreendem, pois assim começam a adquirir novas competências que serão desenvolvidas quando ingressarem no 1º ciclo.
A actividade promove a imaginação das crianças, tal como a oportunidade de se exprimirem através dos desenhos.



Actividades de Consciência Fonológica

A Consciência Fonológica consiste no desenvolvimento da capacidade de identificação e manipulação das unidades orais, nomeadamente no que diz respeito ao isolamento de sílabas (consciência silábica), ao isolamento de unidades dentro da sílaba (consciência intrassilábica), ao isolamento dos sons da fala (consciência fonémica) e à fronteira de palavra.
Esta é uma competência que está intimamente ligada à aprendizagem da leitura e da escrita. Neste sentido, são essenciais, a partir do pré-escolar, as propostas de actividades para a estimulação desta capacidade tão importante para o sucesso no desempenho das tarefas da leitura e da escrita. Estas devem envolver o treino de pistas quinestésicas, auditivas, visuais e tácteis, pois estimulam os canais sensoriais das crianças e promovem a consciência dos aspectos fonológicos a desenvolver.


1. "Bocadinho a Bocadinho" PRÉ

Esta actividade permite desenvolver a noção de divisão silábica e espera-se que as crianças consigam detectar as sílabas que constituem determinadas palavras, compreendendo assim como estas são divididas.
É uma actividade que deve ser implementada no pré-escolar, pois as crianças nesta fase, devem já usufruir de um maior contacto com as palavras escritas. Além disso, esta actividade é muito simples e é desenvolvida de forma lúdica, ou seja, é implementada como se fosse um jogo de cartões, o que faz despoletar um maior interesse por parte da criança.


2. "O chefe é a letra" PRI

Para desenvolver esta actividade é necessário ter já adquirido algumas competências como a leitura e escrita, devendo por isso, ser aplicada só a partir do 1º Ciclo.
Esta é uma actividade simples e, simultaneamente, muito rica, pois através desta é possível abordar muitos conteúdos.


3. "Sabes Rimar?" PRI

Tal como a actividade anterior, só poderá ser aplicada no 1º Ciclo do Ensino Básico, pois as crianças já terão que saber ler e escrever.
Esta actividade pretende trabalhar a questão das rimas que pode começar a ser desenvolvida a partir do pré-escolar.




Actividades de Expressão e Compreensão Oral

A expressão e compreensão são duas vertentes do um mesmo fenómeno designado por linguagem oral, que na prática, não podem dar-se separadas.
A aquisição do léxico (ou vocabulário) produz-se através da interacção que a criança estabelece com o mundo que a rodeia, existindo uma estreita relação entre a actividade das crianças sobre o meio, o desenvolvimento da sua inteligência e a evolução da linguagem. Por esses motivo, é essencial o meio familiar onde a criança se desenvolve para a aquisição e ampliação e compreensão do vocabulário.
De acordo com os seus interesses e necessidades, a criança começa a seleccionar a linguagem empregue no seu contexto social, as expressões e as palavras que lhe são úteis, associando as mesmas às suas experiências da vida.
Neste sentido, o desenvolvimento da linguagem oral, nomeadamente, a compreensão e a expressão, devem ser trabalhados na chegada à escola, sobretudo no Jardim de Infância, que irá colocar a criança num novo meio linguístico, tanto no ponto de vista qualitativo como quantitativo. É essencial que as escolas tornem os alunos melhor ouvintes e melhor falantes, desenvolvendo actividades que promovam a escuta e a intervenção em debates e outras tarefas relacionadas.


1. "O que vês?" PRÉ 

Esta actividade é importante para se desenvolvida a partir do pré-escolar, visto que permite que as crianças aumentem o seu vocabulário e consigam compreender novas palavras que possivelmente não conheçam. Além disso, numa segunda etapa, a actividade possibilita a expressão das crianças ao relatar diversas características que a figura contém.


2. "Contos de Imagens" PRÉ 

Através desta actividade, as crianças poderão ter contacto com um grande número de palavras, pois têm a possibilidade de ouvir a história inventada, contada pela educadora. Posteriormente, poderão elas próprias contar uma história consoante as imagens que tenha seleccionado.
A primeira etapa da actividade permite trabalhar essencialmente a compreensão oral a partir do que a educadora transmite e, a segunda etapa possibilita o desenvolvimento da expressão oral, visto que as crianças podem dizer o que quiserem e de modo que quiserem, consoante as imagens que tenham em sua posse.
Esta é uma actividade muito interessante para ser trabalhada a partir do pré-escolar, é muito dinâmica e envolve muito a imaginação e a fantasia, qualidades tão importantes neste período.


3. "Adivinha o que é" PRI

Esta actividade envolve já algumas competências que só serão adquiridas no 1º ciclo do Ensino Básico, competências essa relacionadas com a leitura e as escrita.
Nesta actividade, as crianças vão trabalhar as adivinhas e terão que ter atenção ao que é dito, de forma a conseguirem compreender o que lhes foi transmitido e para que consigam responder de forma acertada. Além disso, quando constroem as suas próprias adivinhas, as crianças deverão ter em conta o modo como estas são elaboradas, para que todas as crianças percebam o que é pedido.


Actividades