O Microsoft PhotoStory é um programa gratuito que permite aos seus usuários criar um filme. Utilizando imagens digitais, é possível ainda, adicionar uma narração, efeitos, transições, música de fundo e efeitos de zoom.
Este programa é muito simples, sendo por isso fácil de utilizar pelas crianças, tornando-se num bom utensílio de trabalho em sala de aula.
Com esta ferramenta, os alunos podem aprender de forma dinâmica e adquiririnúmeras competências. Para realizar o filme, devem ter uma história por base, de preferência, escrita por eles mesmos e devem pesquisar imagens que sejam compatíveis com o que é descrito no texto.
Para conhecer o programa, o grupo realizou um pequeno filme sobre a vida de um Panda, em sala de aula. Escrevemos umas pequenas frases e pesquisámos imagens que estivessem de acordo com o que tínhamos descrito.
O segundo trabalho com esta ferramenta, consistiu na realização de uma história produzida pelo grupo. A história por nós inventada tem como nome "Gaspar" e fala da vida de uma cãozinho que foi abandonado. Esta história é destinada a crianças em idade escolar, ou seja, crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, visto que nesta fase já têm um grande contacto com os textos e já adquiriram a capacidade da leitura.
Nesta, tivemos como intuito abordar a questão dos animais abandonados.
Cada vez mais os animais são abandonados nas ruas, quando crescem e necessitam de ser tratados com mais responsabilidade e, cada vez menos as pessoas se preocupam com o que lhes possa acontecer. Por esse mesmo motivo, têm-se vindo a criar associações de apoio aos animais, para que estes possam ao menos ser tratados com o mínimo de condições possíveis, conseguindo comida e um sítio onde possam permanecer até que alguém tenha a dignidade de os levar para casa. Porém, nem todos os animais têm essa sorte e, assim, muitos têm vindo a morrer nas ruas, em condições precárias.
Por todos estes motivos, nós decidimos sensibilizar não só as crianças, mas todas as pessoas, para esta situação, para que sejam cada vez menos os animais abandonados nas ruas.
Gaspar
Era uma vez um cãozinho, muito meigo e bricalhão, chamado Gaspar, que vivia perto da praia das Palmeiras.
O seu dono, chamava-se João e era um pescador muito bondoso e reconhecido naquela zona.
O Gaspar sempre gostou do meio onde vivia... podia correr, nadar e brincar, mas um dia foi adoptado por um senhor muito rico, que conhecia o pescador João. Neste dia, o Gaspar foi para uma casa muito grande e entregue como prenda, a uma menina pequenina.
Nos primeiros meses, o cãozinho foi bastante acarinhado e muito bem tratado pela sua nova família, apesar de ter que cumprir regras... não podia correr sempre que quisesse, nem saltar para onde lhe apetecesse... Mas um dia tudo mudou, o Gaspar cresceu e deixou de ter a mesma atenção e, certa vez, quando pensava que iria passear com os seus donos, acabou por ser largado numa estrada.
Muito triste, Gaspar andou perdido durante dias a fio, sem nada para comer ou beber até que, encontrou João, o seu adorado dono, na praia onde este vivia. João recebeu-o alegremente e Gaspar ficou a salvo.
Esta história teve um final feliz, o Gaspar viveu alegre ao lado do pescador João até ao fim da sua vida, mas nem sempre é assim... os animais de estimação são os nossos melhores amigos e devemos tratá-los bem e nunca abandoná-los.
Sem comentários:
Enviar um comentário